O Mercado de Trajano (em latim: Mercatus Traiani, italiano: Mercati di Traiano) é um grande complexo de ruínas de Roma construídas entre 100-110 dC, na Via dei Fori Imperiali, na extremidade oposta ao Coliseu.
Os edifícios e estruturas restantes, construídos como parte integrante do Fórum de Trajano. A arquitetura bem planejada, serve de modelo até hoje para shoppings e centros comerciais.
O mercado construído entre 100-110 dC por Apolodoro de Damasco. foto: Colin Sabin
|
Mercati di Traiano: quase dois mil anos. foto: Alistair Young
:: Mais imagens em Fotos de Roma
|
História do Mercado de Trajano
O Mercado de Trajano provavelmente foi construído entre os anos 100-110 por Apolodoro de Damasco, um arquiteto que sempre seguiu Trajano em suas aventuras e a quem Trajano confiou o planejamento de seu Fórum, que foi inaugurado no ano 113.
Durante a Idade Média, o complexo foi transformado pela adição mais andares, ainda hoje visíveis, e elementos defensivos como a torre delle Milizie (torre milícia), construída em 1200. Um convento, que mais tarde foi construído nesta área, foi demolido no início do século XX para devolver o mercado de Trajan à cidade de Roma.
O Mercado de Trajano é hoje visto como o "primeiro shopping center da história". Paga-se para entrar, mas vale a pena.
Uma pequena parte do interior do famoso Mercado de Trajano, apenas acessível comprando ingresso. Foto: Moyan Brenn
Mercado de Trajano e o Museo dei Fori Imperiali
O novo museu italiano: Museo dei Fori Imperiali, abriga uma riqueza de artefatos de todos os antigos fóruns de Roma. As entradas modernas para Mercado de Trajano estão na Via Quattro Novembre, 94, e Piazza Madonna di Loreto. Inicialmente o visitante entra em uma área comercial, dispostos em dois lados diferentes, onde o trigo grátis era distribuído para o povo de Roma.
No final desse corredor, uma grande varanda oferece uma bela vista dos mercados: o Fórum de Trajano, e o Vittoriano. Esta é, na verdade, uma parte da Via Biberatica, a estrada que se inicia a partir da entrada e divide Mercado de Trajano.
Na parte inferior há também dois grandes salões que provavelmente eram usados para audições e concertos. A loja do mercado é conhecida como uma taberna. O museu está fechado às segundas-feiras.
O mercado é coberto por uma abóbada de concreto erguido sobre pilares, ambos cobrindo e permitindo que o ar e a luz entrem no espaço central. O próprio mercado é construído principalmente de tijolo e concreto.
|