Roma até hoje é cercada por mistérios e acontecimentos a serem desvendados.
De acordo com a mitologia romana, Roma foi fundada por volta do ano 753 a.C. pelos irmãos Rômulo e Remo. Oficializou-se o dia 21 de abril como data de fundação. Os gêmeos teriam sido jogados no rio Tibre, e resgatados por uma loba, que os amamentou.
Um casal de pastores fora responsável pela criação dos dois que, quando adultos, decidiram por construir uma nova cidade no onde haviam nascido, lugar conhecido como Alba Longa. Rômulo, que tinha os deuses a seu favor, traçou o local onde seriam feitas as primeiras obras da cidade. Remo, inconformado, acabou assassinado pelo irmão, que tornou-se, assim, o primeiro monarca de Roma.
As explicações históricas para a fundação da cidade indicam que esta aconteceu a partir da mistura de dois povos: os itálicos – latinos e sabinos, primeiros habitantes do local -, e os etruscos, que chegaram posteriormente e exerceram uma enorme influência naquela sociedade.
O Reino de Roma durou do ano 753 a.C até 509 a.C. Foi a primeira forma de governo da cidade. Foram sete reis ao longo do período monárquico, e a cada um deles é atribuída uma inovação para a formação das instituições romanas.
A cidade cresceu localizada na margem esquerda do rio Tibre e com fácil acesso ao mar Tirreno. As colinas Albanas formavam uma espécie de defesa natural da região, o que a protegia de ameaças externas. A proximidade com o Tibre, entretanto, foi o principal trunfo romano, pois desempenhou um papel fundamental para o desenvolvimento econômico.
Com o fim da monarquia, estabeleceu-se a República Romana, em 509 a.C. Neste período, Roma ultrapassou o posto de apenas uma cidade a partir de uma expansão territorial que conquistou a Península Itálica e a orla do Mar Mediterrâneo. |
:: Mais imagens em Fotos de Roma
|