Roma
fotos de Roma hospedagem


Piazza Navona (Praça Navona)

A Piazza Navona é uma das mais famosas praças de Roma e da Itália. Foi construída em estilo monumental a mando do Papa Inocêncio X (Giovanni Battista Pamphili).

O Coliseu de Roma
A fascinante Fontana del Nettuno, no coração da Praça Navona. foto: Andy Hay

A Piazza Navona é cheia de vida. Com seus artistas de rua, sorveterias, cafés e restaurantes, oferece muitas alternativas para o visitante.

Colkiseu - Roma
A piazza foi cenário de muitos filmes, entre eles: Ontem, Hoje e Amanhã, de Vittorio De Sica (1963)
::
Mais imagens em Fotos de Roma

História da Piazza Navona

A Piazza Navona nos tempos da Roma antiga era o Estádio de Domiciano, que foi construído pelo imperador Domiciano no ano 85. No século III foi restaurado por Alexandre Severo. Tinha um comprimento total de 276 metros por 106 de largura, com capacidade para 30.000 espectadores.

O estádio foi decorado com estátuas, uma das quais é a de Pasquino, agora na praça ao lado da Piazza Navona. O obelisco que está agora no centro da praça não estava lá, vem do circo Massenzio, que estava na Via Appia.

O nome da praça era originalmente "in Agone" (do grego, "agones" que significa "jogos"), pois o estádio era utilizado para o atletismo. Existe uma lenda de que a Piazza Navona teria sido usada para espetáculos de autênticas batalhas navais: é um mito que talvez tenha sido gerado pelo fato de que a praça era inundada propositalmente no auge do verão para aliviar o calor.

Entre 1810 e 1839 eram realizadas corridas de cavalos na praça. No entanto, estas aparentemente não tem relação com as famosas corridas de cavalos de raça da Via del Corso.

Piazza Navona - Praça Navona
A fontana del Nettuno era antes chamada de fontana dei Calderai. Nela vemos Netuno, deus romano do mar. Foto: Moyan Brenn

História da arte da Piazza Navona

Piazza Navona é de certo modo o orgulho da Roma barroca, com elementos arquitetônicos e esculturas de mestres como Gian Lorenzo Bernini (la Fontana dei Quattro Fiumi, entre outras obras), Francesco Borromini e Girolamo Rainaldi (Chiesa di Sant'Agnese in Agone, em frente a fonte de Bernini) e Pietro da Cortona (autor dos afrescos da galeria do Palazzo Pamphili). A lenda sugere que havia uma suposta rivalidade entre Bernini e Borromini.

A praça tinha o propósito de celebrar a grandeza da família Pamphili.

A igreja atual está situada onde desde a Idade Média já havia sido erguida uma pequena igreja paroquial.

A Piazza Navona tem ainda duas outras fontes: la Fontana del Moro, esculpida por Giacomo della Porta e retocada por Bernini, e a Fontana del Nettuno (Fonte do originalmente Calderari), obra de Gregory Zappala e Antonio Della Bitta.

A praça abriga um mercado que ao longo do tempo tornou-se tradicional para a cidade.

Depois da guerra, muitos pintores e designers começaram a ir para a praça, armando cavaletes improvisados ​​para pintar, expor e vender seus trabalhos. Nos últimos tempos a praça tornou-se um ponto de encontro e de performances de artistas de rua.

Edifícios que circundam a Praça Navona

  • Palazzo Braschi - do final do século XVIII. Fica no local do palácio construído por Francesco Orsini, prefeito de Roma no ano 400.
  • Palazzo Lancellotti - construído em torno de 1552 por Pirro Ligorio.
  • Palazzo Pamphili - construído entre 1644 e 1650 por Girolamo Rainaldi.
  • Palazzo Tuccimei (antes chamado de Cupis Ornani) - construído na segunda metade do século XVI
Piazza Navona
A Fontana dei Quattro Fiumi. foto: Andy Hay

Piazza Navona
Visão de um dos lados de uma das mais conhecidas praças da Itália, a Piazza Navona. foto: Jean-Pierre Dalbéra


Compartilhe
 





Fotos de Roma I Hospedagem em Roma I História de Roma

Política de Privacidade

RomaItalia.com.br © 2013 - Todos os direitos reservados